ANIMATOGRAPHO | BRAGA EM RISCO

ANIMATOGRAPHO | BRAGA EM RISCO

ANIMATOGRAPHO é uma programação cinematográfica da CONFEDERAÇÃO – coletivo de investigação teatral dedicada à Infância e Juventude. O nome dado a estas sessões vem do latim animus (animado) e do grego graphein (descrever). Foi este o nome dado às primeiras salas de cinema portuguesas e simultaneamente o termo pelo qual ficou conhecido em Portugal o Cinematographo, uma máquina de filmar, revelar e projetar, patenteada pelos irmãos Lumière (França) em 1895 e trazida para Portugal em 1896 pelo pioneiro do cinema português Aurélio Paz dos Reis.

O Animatographo – volume 4, é uma programação da Confederação – coletivo de investigação teatral em colaboração com a Câmara Municipal de Braga e a Casa da Animação (Porto). Está dividido em 2 partes: uma Mostra Documental denominada “Regina Pessoa, e a Trilogia da Infância”, onde estão patentes brinquedos ópticos que podemos ver e experimentar, provenientes do espólio da Casa Museu de Vilar. A segunda parte acontece dia 19 Nov. com a projecção da multipremiada Trilogia da Infância de Regina Pessoa, seguida da longa metragem de animação brasileira O MENINO E O MUNDO, de Alê Abreu.

Esta programação integra o programa do ENCONTRO DE ILUSTRAÇÃO – BRAGA EM RISCO, cujo programa completo pode ser consultado aqui.

Share