Festa da Animação 2015

Festa da Animação 2015

A FESTA DA ANIMAÇÃO
CASA DAS ARTES
29 de Outubro a 01 de Novembro 2015

A Festa da Animação é um evento único no mundo, criado para promover o cinema de animação por ocasião do Dia Mundial da Animação, a 28 de Outubro, e que se replica por várias cidades em mais de 40 países do mundo.
Além da curadoria internacional do evento, a CASA DA ANIMAÇÃO (CdA) promove a Festa da Animação em Portugal, em parceria com vários agentes culturais de diferentes cidades e elege cada ano uma cidade para acolher um evento maior.
Este ano celebra-se a 14ª edição da Festa da Animação e no Porto os festejos irão decorrer ao longo de 4 dias na CASA DAS ARTES, com o apoio da DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA DO NORTE e em parceria com o CINECLUBE DO PORTO.

A FESTA NO PORTO concentra um conjunto alargado de atividades ligadas à Animação: cinema, oficinas, encontro com os autores, exposição, performance, Cerimónia de Entrega de Prémios e Festa de Encerramento, que coincide com a noite de Halloween.

MOSTRA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO
CASA DAS ARTES, Sala Henrique Alves Costa

Preço dos bilhetes: 0.5 € – sócios da Casa da Animação e Cineclube do Porto
1 € – preço geral

QUE FUTURO?
29 de Outubro, 21h30
duração: 1h 11

Na sequência e integrado do CICLO DE FUTURO, programa do CINECLUBE DO PORTO

PRÉMIO NACIONAL DA ANIMAÇÃO – PNA (3ª edição)
Sessões competitivas

Em 2013, a Casa da Animação criou o PRÉMIO NACIONAL DA ANIMAÇÃO, como forma de homenagear e reconhecer o mérito e a grande qualidade artística dos autores da Animação Portuguesa. São nomeados até 6 filmes para cada categoria: Filmes de Escola, Filmes de Profissionais e Filmes de Oficinas. Os filmes candidatos concorrem simultaneamente ao PRÉMIO DO PÚBLICO, que é atribuído a nível nacional pelo público presente nas sessões competitivas que são promovidas pelos parceiros no país.

PNA – categoria OFICINAS
30 de Outubro, 17h30
duração: 50 min

PNA – categoria ESCOLAS
30 de Outubro, 18h30
duração: 36 min

PNA – categoria PROFISSIONAIS
30 de Outubro, 21h30h
duração: 1h 08

PANORAMA INFANTIL – sensibilizar e divertir
31 de Outubro, 11h
01 de Novembro, 11h
duração: 53 min

O panorama infantil é especialmente pensado para os mais jovens, com filmes que procuram sensibilizá-los para a diversidade cultural e a pluralidade de formas, técnicas e registos no mundo da animação, divertindo-os também.
Recomendado para a comunidade escolar (Pré-escola, 1, 2º ciclo/famílias)

SHORT CIRCUIT
31 de Outubro, 15h
duração: 1h 08

Uma proposta da Agência da Curta para um circuito animado de curtas.

ANIMAÇÃO DA POLÓNIA
31 de Outubro, 17h
duração: 58 min

Uma proposta da ASIFA POLAND com os filmes de animação polacos mais emblemáticos do ano.

BEST OF ESTUGARDA 2015
31 de Outubro, 18h
duração: 1h 18

Apresentação do palmarés da 22ª edição do Festival Internacional de Animação de Estugarda, um dos festivais europeus mais reputados no mundo.

ENTREGA DE PRÉMIOS
31 de Outubro, 19h30

Apresentação dos autores, dos membros do júri, atribuição dos Troféus e visionamento dos Filmes Premiados.

CARTOON D’OR 2015
31 de Outubro, 22h
duração: 1h 05

Sessão que reúne os seis melhores filmes europeus do ano (escolhidos de entre os palmarés dos maiores festivais europeus), e entre o vencedor do Cartoon d’Or (que é conhecido no Forum Cartoon em França, em Setembro 2015).

NA CASA DOS AFETOS (panorama juvenil) – sensibilizar e despertar
01 de Novembro, 15h
duração: 1h

Um programa especialmente pensado para os jovens, versando temáticas emergentes e que contribuem para o seu desenvolvimento e enriquecimento cultural.
Recomendado para a comunidade escolar (2º ciclo e secundário/público em geral).


PROGRAMAÇÃO PARALELA

12 – ANIMATION JAM
30 Outubro – 15h – 23h
31 Outubro – 11h – 17h

Um espaço para experimentar, improvisar e animar, qual cadavre exquis, tendo por objetivo mínimo a criação de 12 frames/imagens por intervenção. Com a participação e orientação de diferentes animadores e realizadores portugueses que virão ANIMAR A FESTA com quem mais desejar colocar as mãos no filme.

OFICINA DE LANTERNAS MÁGICAS
31 de Outubro, 11h

A LANTERNA MÁGICA foi inventada em meados do Séc. XVII e praticamente desde esta altura começaram a ser criados mecanismos para dar vida à imagens, uns muito simples outros mais engenhosos, mas todos com uma grande magia e encanto. A Lanterna Mágica é com toda a justiça considerada como um dos principais antepassados do Cinema.
Os participantes constroem uma lanterna mágica caseira com materiais atuais, ficando assim a conhecer os seus componentes e o seu funcionamento. Deverão ainda desenhar sobre diapositivos para serem projetados na lanterna. Os desenhos serão livremente inspirados no Halloween.

OFICINA DE MÁSCARAS E PIXILAÇÃO
31 de Outubro, 14h30
Duração: 3 horas

Realização de máscaras em papel, através das técnicas de monotipia e estampagens várias, potenciando manchas simétricas e assimétricas. Esta oficina tem como objetivos incentivar a imaginação dos participantes à criação de fantasia e transportar os alunos para uma outra dimensão lúdica e artística através do elemento simbólico da máscara.

Após a construção das máscaras realizar-se-ão exercícios de pixilação (animação de objetos e pessoas), recorrendo aos novos adereços e tirando partido dos percursos e recantos oferecidos pelo jardim da Casa das Artes.

A Oficina Arara, fundada em 2010 por um grupo de artistas, designers e um engenheiro (Miguel Carneiro, Dayana Lucas, Von Calhau! e Luís Silva), é um estúdio de artes gráficas equipado para trabalhar em serigrafia. É projetado como um espaço autónomo e aberto de experimentação em torno da produção de cartazes, livros e outras edições, tentando estabelecer uma relação direta, contínua e ininterrupta entre o ato de desenhar e a impressão de múltiplos.

TÉCNICAS E TRUQUES DE BLENDER
31 de Outubro, 15h
duração: 1h30

O Blender é um programa de criação, modelação e animação 3D e também um editor de áudio e vídeo. Não só é um programa open source como é gratuito para todos os fins, comerciais ou não.
É uma ferramenta muito poderosa que tem cada vez mais adeptos no mundo do cinema de animação.
Neste workshop, Jorge Ribeiro e Emanuel Barros vão mostrar o processo de criação de um filme animado desde a ideia até ao produto final e vão desafiar os participantes a criarem as suas próprias animações.
Não é necessário experiência prévia em Blender ou em animação, mas convém que cada formando traga um computador com a última versão do Blender, descarregada em www.blender.org

Jorge Ribeiro – trabalha em cinema de animação desde 1999 ininterruptamente… ufa

Emanuel Barros – Ganhou o prémio Curtissimas, do Monstra 2015 com Home Dog

IFTING SPLIT

Exposição
29 Out a 31 Out
Com elementos produzidos nos ensaios e na primeira apresentação pública

Performance
31 Outubro, 20h30

Uma performance em work in progress, animação ao vivo, sonorização, atuação, pela mão do coletivo PRÉ-FORMANCE, dos três artistas, Icaro, Joana Rodrigues e Pedro Magano.

“(…) Pré-formance assume-se como experiência de experiências, pelo coletivo como pela coletividade, de registo de registos, onde todos, enquanto agentes desempenham os diversos papéis, enquanto atores improvisados. Experiência e registo, vivência e memória, tornam-se assim material de composição reequacionados pela própria forma de composição, em todas as suas dimensões.” RUI MASCARENHAS

FESTA BUU
31 de Outubro, 22h
Para concluir um espaço de encontro, para tomar uma bebida, petiscar, dançar e conversar.

Share