Quem Somos

[MISSÃO]
Promoção e desenvolvimento da animação, nomeadamente portuguesa, através da exibição, formação e ensino, divulgação, apoio à criação e representação do setor.

[BREVE DESCRIÇÃO]

A Casa da Animação (CdA) nasce em 2001, com o apoio da Capital Europeia da Cultura – Porto 2001 e da Câmara Municipal do Porto (CMP).

Em 2002 inaugurou um equipamento cultural no Porto, contando desde então com o apoio do Instituto de Cinema e Audiovisual (ICA) e da CMP para promover e divulgar a animação nacional e internacionalmente.

Em 2014 integra o Espaço Cultural do Teatro Campo Alegre, passando a desenvolver as suas atividades regulares nesse espaço.
Enquanto o seu Serviço Educativo passa a englobar duas vertentes: Arte e Animação – no Museu Nacional Soares dos Reis; Animação – ritmos e movimento – no Teatro Campo Alegre.

Trata-se de uma associação cultural sem fins lucrativos que tem por associados grande parte dos autores, produtores e profissionais da animação portuguesa, razão pela qual se tem, também, afirmado enquanto interface e plataforma de ligação entre autores, produtores, agentes culturais, profissionais e estudantes da área e o público.

Procura dar expressão e forma à relação do cinema de animação com as diferentes formas de expressão artística e cultural.

Tem desenvolvido a sua atividade de promoção do cinema de animação ininterruptamente desde 2001 até à data.

Assume em 2014 a curadoria internacional da Festa Mundial da Animação, em nome e a convite da ASIFA Internacional, o que vem demonstrar o reconhecimento internacional desta instituição enquanto entidade representativa e representante do setor.

[OBJETIVOS]

• Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura do cinema de animação.
• Dar visibilidade às obras de animação portuguesas, promovendo-os nacional e internacionalmente.
• Dar a conhecer a animação enquanto género, revelando a sua diversidade.
• Contribuir para a literacia para o cinema de animação.
• Estimular a criação e produção de novos filmes e potenciar o desenvolvimento de uma indústria criativa do sector.
• Implementar uma rede de parceiros e promotores do cinema de animação no país.
• Reforçar os canais de comunicação e difusão.
• Investir na sensibilização e formação de públicos.
• Promover a literacia para o cinema de animação junto do público escolar.
• Estreitar o relacionamento com produtores, escolas, instituições privadas e demais agentes da cultura.
• Criar um observatório da animação e instituir-se como centro de documentação e pesquisa dedicado ao cinema de animação.
• Promover a pesquisa, a experimentação, a criação e a inovação artísticas.
• Promover o cinema de animação enquanto ferramenta multidisciplinar – ferramenta de registo, de apropriação e de confrontação com outras artes e linguagens.
• Incentivar o cruzamento de perspetivas, metodologias e sensibilidades artísticas;
• Promover a produção de publicações e outros materiais de difusão e divulgação da Arte e da Animação, contribuindo para o desenvolvimento de uma massa crítica.
• Promover a ligação com instituições de ensino superior, potenciar o envolvimento de estudantes de diferentes áreas artísticas em processos de criação.

[ÁREAS DE INTERVENÇÃO/INTERESSE]

1. Exibição de cinema – Programação, curadoria, distribuição de filmes de animação (portugueses e internacionais) no país e internacionalmente.
2. Formação/Serviço Educativo – Contribuir para a formação em cinema de animação a nível básico, no contacto com escolas e jovens; a nível profissional – contacto com profissionais e especialistas para apreensão de ferramentas e métodos de trabalho (da criação à produção).
3. Documentação e Pesquisa – Constituição de um acervo, desenvolvimento de bases dados, centro de documentação, consultoria.
4. Representação do setor – Defesa dos interesses dos profissionais do sector, promoção do seu trabalho. Mediação e contacto com os profissionais do sector.

[EQUIPA/TEAM]

[DIREÇÃO]
PRESIDENTE: Jorge Ribeiro
VICE-PRESIDENTE: Vanessa Ventura
TESOUREIRO: Miguel Pires de Matos
1o SUPLENTE Mónica Santos
2o SUPLENTE Nuno Amorim
3o SUPLENTE Daniela Duarte
MESA DA ASSEMBLEIA
PRESIDENTE Abi Feijó
1o SECRETÁRIO Regina Machado
2o SECRETÁRIO João Apolinário
CONSELHO FISCAL
PRESIDENTE José Miguel Ribeiro
1o VOGAL Bruno Caetano
2o VOGAL Ana Carina Estroia
1o SUPLENTE Mário Gajo de Carvalho
2o SUPLENTE Alice Guimarães
3o SUPLENTE Felícia Teixeira

[PROGRAMAÇÃO]
Vanessa Ventura
vventura@casa-da-animacao.pt

[COMUNICAÇÃO]
Regina Machado
imprensa@casa-da-animacao.pt

[FORMAÇÃO]
Joana Nogueira
atendimento@casa-da-animacao.pt

Share